domingo, 12 de agosto de 2007

AS ESCOLHAS DA MATILDA PENNA



De Matilda Penna, do Blogue "Nanbiquara" (Brasil), recebemos uma lista de 10 mais, com um sabor a Baia (tanto sabor que "A Noviça Rebelde" é o titulo brasileriro de "The Sound of Music", e "Assim Caminha a Humanidade" o de "Giant". "Hannie Hall" é "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" e, finalmente, "Love Is a Many-Splendored Thing" é conhecido por "Suplício de uma Saudade".

Li no seu blog o chamado para fazer uma lista de dez filmes, comecei a fazer, ficou enorme, então deixei os dez primeiros que lembrei, mais tantos ficaram de fora, muitos musicais que adoro, muitos franceses, algumas trilogias, enfim, os primeiros que lembrei foram:

1- A Volta ao Mundo em 80 Dias (Around The World in 80 Days), o primeiro filme que vi, minha primeira paixão cinematográfica, David Niven como Phileas Fogg, me apaixonei perdidamente por David Niven, fazer o que, amor nunca se explica, se vive, pois não? Ainda lembro de cenas maravilhosas, do balão, de Cantinflas como Passepartout, de Marlene Dietrich, Buster Keaton, Peter Lorre, Frank Sinatra, acho que comecei bem minha carreira de espectadora, não?

2- Um Homem, Uma Mulher (Un Homme et Une Femme), eu era adolescente, fui fisgada pelo amor desse filme, foi também a primeira vez que prestei atenção num diretor, Claude Lelouch e Anne Gauthier e Jean-Louis Duroc passaram a ser nomes relacionados com amor para aquela adolescente sonhadora que eu fui, a cena onde se beijam e o mundo para nunca esqueci, a cena da ponte, da praia, do cachorro passando, a música, tudo me ficou na memória como coisa boa, um filme inesquecível para mim.

3- Janela Indiscreta (Rear Window), Hitchcock, James Stewart, Grace Kelly, a cena onde ela vai tirando as roupas da mala, perfeita, a chuva que cai e tira os vizinhos que dormem na varanda, as flores remexidas, James Stewart, caras e bocas de Grace Kelly, delicia de filme, para ver sempre.

4- Tempos Modernos (Modern Times), Charles Chaplin, Paulette Goddard, filme para nunca se perder na memória, para se rever e aprender, filme para meditar, apreciar e foi feito em 1936.

5- Assim Caminha a Humanidade (Giant), a primeira vez que vi esse filme foi numa sessão de corujão na televisão, adorei, o Rancho Reata, e Elizabeth Taylor tão bonita, Rock Hudson, James Dean, perfeitos, a cena do petróleo jorrando, bom filme.

6- Central do Brasil, adoro Fernanda Montenegro, gosto da história do filme, da delicadeza da relação entre Dora e Josué, da fotografia, do tom da minha terra que vejo nesse filme.

7- A Noviça Rebelde (The Sound of Music), paixão eterna, sei as musicas e alguns dialógos de cor, onde passar eu vou estar vendo, a cena do começo, ela canando na montanha, a montanha crescendo, a família Von Trapp cantando no festival, a cena do baile, os jovens namorando na tempestade, a fuga pelas montanhas, amo e amo e amo esse filme.

8- Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall), as roupas de Diane Keaton nesse filme sempre me fascinaram, dos filmes sobre relacionamentos esse é o que mais gosto, é um filme divertido e gostoso de assistir.

9- Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios), Almodóvar no seu melhor, ele realmente entende a alma secreta das mulheres, é hilário, perfeito, TPM na veia, tem dias que a vida é assim, ou parece ser assim, a beira de um ataque de nervos.

10- Suplício de uma Saudade (Love Is a Many-Splendored Thing), é lindo, uma linda história de amor, a música é linda também, a fotografia é excelente, a cena do beijo na areia é de tirar o folego, a borboleta, gosto demais, William Holden está um charme só no filme, ele escrevendo as matérias na frente de batalha, isso é que é filme de amor desses que nunca se completam.

E há muitos outros, mas esses foram realmente os primeiros que pensei, gosto muito de todos eles.
E é isso então, beijos, :),
Matilda Penna (http://nanbiquara.blogspot.com )
(Beijos, Matilda!)

Sem comentários: